Data: 11/10/2018 16:50 / Autor: Redação / Fonte: CDI FILMES

ABC paulista recebe projeto itinerante sobre educação ambiental

Ônibus adaptado percorrerá oito cidades paulistas levando orientação ambiental através da exibição de um filme que mistura animação, atores reais e game


Um ônibus transformado em cinema e todo estilizado para lembrar uma grande “casa” do joão-de-barro vai percorrer escolas públicas de setes municípios paulistas para mostrar que educação ambiental também é sinônimo de economia. O projeto, batizado de ‘João Ambiente - Construindo uma Casa Sustentável Para Todos Nós’, já passou pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e pretende alcançar cerca de 20 mil crianças e adolescentes levando educação ambiental para mais de 400 escolas da rede pública nos três estados que fazem parte do cronograma.

As apresentações na região do ABC vão iniciar por escolas públicas do município de Mauá, a partir da próxima segunda-feira, dia 15. O ônibus-cinema do João Ambiente, além de envolver as crianças pelo ambiente apresenta um filme de 15 minutos, produzido especialmente para projeto, que serve de fio condutor para transmitir a mensagem aos alunos. “Elaboramos cuidadosamente esse material com uma linguagem atual e divertida, que mistura animação, atores reais e game, o filme é o resultado de um documentário produzido para despertar a consciência ecológica nas crianças e jovens de 7 a 16 anos”, comenta o cineasta e responsável pelo projeto, Airton Soares. O ônibus transformado em cinema tem capacidade para 32 espectadores por sessão.

A partir do dia 25 de novembro a “casa” itinerante do João Ambiente inicia um roteiro pelos municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Cubatão e Diadema. A ação pretende levar uma mensagem de qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente, desenvolvendo nos jovens uma nova mentalidade de como usufruir os recursos oferecidos pela natureza.

O cineasta Airton Soares explica que o filme foi buscar inspiração no João de Barro, o personagem central, para abordar assuntos como preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia, entre outros assuntos do universo ambiental. “Nosso objetivo foi atingir não só o aluno, mas toda família. E para envolver ainda mais os participantes, resolvemos criar uma grande casa do João de Barro estilizada num ônibus que serve de cinema para exibir o filme e envolver os participantes”, afirma.

O objetivo do projeto é passar por mais de 20 cidades, nos estados do RS, SC e SP. Além disso, a meta é atingir indiretamente mais de 100 mil pessoas em todo país com exibições em televisão aberta e paga, universidades e internet, contando com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, através da Lei Rouanet e da Lei de Incentivo à Cultura, respectivamente. “A iniciativa é um investimento em educação, conscientização em meio ambiente e sustentabilidade e no futuro das novas gerações, pensando na preservação do planeta e na sustentabilidade econômica das famílias”, comenta o cineasta.

ESCOLAS QUE SERÃO VISITADAS:

Mauá: Escola Prof. Maria Josefina Kuhlmann Flaquer, Escola Prof. Manoel Cação, Escola Municipal Guimarães Rosa e Escola Estadual Prof. Antônio Messias Szymanski.

Santo André: EE Ivone Palma Todorov Puggieri, EMEIF Elaine Sena Chaves Maia, EE Prof. Wanda Bento Gonçalves, Cidade dos Meninos – Maria Imaculada, EE Papa João Paulo I, EE Prof. Nelson Cardim de Brito, EMEIEF Augusto Boal;

São Bernardo: EMEB Aldino Pinotti, EM Pastor Delfino Martins Ferreira;

São Caetano: EE Idalina Macedo C. Sodré, EE Laura Lopes;

Ribeirão Pires: EM Engenheiro Carlos Rohm I;

Rio Grande da Serra: Escola Padre Guiuseppe Pisoni

Cubatão: UME Luiz Gustavo de Lima

Diadema: EMEB Lázaro Silveira Pacheco

Crédito: CDI FILMES

Comente aqui