Data: 07/01/2019 14:12 - Alterado em: 11/01/2019 09:37 / Autor: Redação / Fonte: Sesc Ipiranga

“Encontros Provocadores” no Sesc Ipiranga

Série de encontros promove a discussão sobre o papel dos novos comunicadores nas redes sociais, nas mídias tradicionais e na vida pública


Monique Evelle
Monique Evelle

Crédito: Dudu Assuncão

Entre os dias 12 de janeiro e 09 de março o Sesc Ipiranga recebe os Encontros Provocadores, a atividade, que é parte da programação da exposição “Rigor e Caos - Antônio Abujamra”, propõe discutir o papel provocador dos comunicadores na atualidade. Os bate-papos focam as ações dos convidados em redes sociais, mídias tradicionais e na vida pública, para entender os processos de criação e difusão de conteúdos e seus desdobramentos e impactos na sociedade.

O primeiro encontro, dia 12/01 (sab. às 19h) reúne Leonardo Sakamoto e Monique Evelle. O encontro discute a ação dos convidados em suas áreas de atuação, sua influência e efeitos nos modos de atuar em sociedade.

Leonardo Sakamoto, jornalista e doutor em Ciência Política (USP), é diretor da ONG Repórter Brasil, comissário da Iniciativa Global do Sistema Financeiro contra o Trabalho Escravo e o Tráfico de Pessoas e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.

Monique Evelle, reconhecida pela Forbes como "30 under 30", é idealizadora da organização Desabafo Social. Foi repórter do Profissão Repórter da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres.

O segundo encontro, dia 26/06 (sab. às 19h), traz  Renata Carvalho e Franco Reinaudo.

Renata Carvalho é atriz e diretora, travesti, transpóloga e transfeminista. Fundadora do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans) criando o manifesto "Representatividade trans" e do "Coletivo T". Tem como pesquisa a presença do Corpo Trans e outros corpos dissidentes nas artes desde 2007.

Franco Reinaudo é ativista e consultor sobre diversidade sexual e políticas de inclusão de minorias sexuais no trabalho, auxiliou no planejamento estratégico e cuidou do marketing institucional da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (1999-2001). Dirigiu a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da PMSP de 2009 a 2012 e atualmente dirige o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo.

No dia  09/02 ( sáb. 17h) é a vez de Lola Aronovich e do grupo Rap Plus Size.

Lola Aronovich, professora da Universidade Federal do Ceará, é autora do blog Escreva Lola Escreva.  E A lei no. 13.642 (Lei Lola), sancionada em abril de 2018, que atribui à Polícia Federal a investigação de crimes misóginos na internet, recebeu esse nome em sua homenagem.

O grupo Rap Plus Size, formado em 2016 por Sara Donato e Issa Paz, mescla música e ativismo. Consolidadas como Mcs, lançaram o disco homônimo que trouxe pela primeira vez a discussão sobre gordofobia no Hip Hop. O disco celebra as mulheres no Rap Nacional.

E para finalizar no dia  dia 23/02 ( sab. às 19h) receberemos os convidados Stephanie Ribeiro e Xan Ravelli.

Stephanie Ribeiro, jovem feminista negra, arquiteta e escritora, colabora em diversos sites e blogs feministas. Em 2014 foi considerada uma das mulheres negras mais influentes da internet pelo site Blogueiras Negras. Em 2015 foi homenageada com a Medalha Theodosina Ribeiro. Foi palestrante no TEDXSãoPaulo (2016-2017) e eleita, em 2018, pelo Most Influential People of African Descent (MIPAD), uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo. Atualmente mantém a coluna #BlackGirlMagic no site da revista Marie Claire.

Alexandra Ravelli, ou Xan Ravelli, como gosta de ser chamada, é negra, feminista e mãe de dois filhos. Começou no YouTube em 2013 com o canal Soul Vaidosa, mesmo nome de seu blog, com vídeos sobre resenhas de produtos capilares e dicas para cuidar de cabelos crespos. Atualmente o canal aborda temas voltados para a militância negra e feminista.

Exposição Rigor e Caos – Antônio Abujamra

A exposição aborda vida e obra do ator e diretor Antônio Abujamra (1932-2015), figura icônica do teatro, televisão e cinema brasileiros.

Curadoria: Márcia Abujamra.

Cenografia: André Cortez.

Serviço

Encontros Provocadores

Dia 12/01: Leonardo Sakamoto e Monique Evelle | Sábado às 19h

Dia 26/01: Renata Carvalho e Franco Reinaudo | Sábado às 19h

Dia 09/02: Lola Aronovich e Rap Plus Size (Issa Paz e Sara Donato) | Sábado às 19h

Dia 23/02: Stephanie Ribeiro e Xan Ravelli | Sábado às 19h

Onde: Área de Convivência

Grátis

Classificação indicativa: 14 anos

Comente aqui