São Bernardo Saúde

Luiz Marinho assina ordem de serviço para início de reforma da UBS Riacho Grande

Local vai ganhar quase 600 m² de área e deverá ficar pronto em oito meses

  • Data: 07/07/2012 01:07
  • Alterado: 07/07/2012 01:07
  • Autor: Vinícius Dominichelli
  • Fonte: PMSBC

Líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE)

Crédito:

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinou na noite desta sexta-feira (6) a ordem de serviço para início de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Riacho Grande. A unidade possui 25.296 usuários cadastrados e vai passar dos atuais 395 m² para 937 m².

A atual unidade, localizada na Rua Rio Acima, é acanhada para a demanda de usuários que recebe diariamente. A recepção apresenta espaço pequeno e desconfortável, o acolhimento é feito em local inapropriado e não há consultórios suficientes para todos os profissionais. Não há ventilação adequada por falta de janelas no prédio. Quando chove, há vazamento no teto da farmácia, prejudicando o armazenamento das medicações.

Com a reforma, a unidade contará com fachada padronizada, sala para agentes comunitários e sala de apoiadores, brinquedoteca, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para portadores de deficiência, sala de saúde mental, sala multiprofissional, escovódromo e mais dois consultórios odontológicos, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando personagens da própria comunidade.

Assim como a atual, a unidade atenderá moradores da Vila Sabesp, Balneária, Jussara, Parque Estoril, Borda do Campo, Cocaia, Capelinha, Alto da Serra, Centro do Riacho Grande, Vila Pelé, Parque Rio Grande, Vila Tozi, Areião e Vila dos Estudantes. Atualmente, são mais de 2.500 atendimentos por mês.

“A saúde estava precária na cidade inteira, mas também na educação e na habitação. Muitas das escolas colocavam em risco até mesmo os alunos. De 2009 para cá, fizemos um planejamento para o processo de recuperação da cidade”, declarou o prefeito Luiz Marinho. “Uma UBS precisa ser acolhedora para os usuários e para os profissionais.”

A unidade, que hoje atende no modelo de Estratégia de Agente Comunitário de Saúde, passará a atender como Estratégia de Saúde da Família Ampliada, com três equipes de saúde bucal, três dentistas, três técnicos e três auxiliares de saúde bucal, três generalistas, seis enfermeiros, oito auxiliares e técnicos de enfermagem, dois ginecologistas, dois pediatras, um farmacêutico e um auxiliar de farmácia, um psicólogo, cinco recepcionistas, um oficial administrativo, 33 agentes comunitários, um agente de controle de endemias e três auxiliares de limpeza.

“A comunidade do Riacho Grande reivindicava muito o início das obras da UBS. Encontramos toda a rede em frangalhos, pequenas, acanhadas e abandonadas”, disse o secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro.

Outras unidades – Já foram entregues, reformadas ou inauguradas, as UBSs Jardim das Oliveiras, Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Batistini, Rudge Ramos, Taboão, Paulicéia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias e Parque São Bernardo.

Atualmente as UBSs Vila Marchi, Jordanópolis e Farina já estão em obras. Além da ordem de serviço do Riacho, já foram assinados os contratos para reforma das unidades Vila Euclídes, União e Demarchi. Ainda este ano, serão também reformadas as UBSs Selecta, Represa e Vila Rosa.

Compartilhar:

  • Data: 07/07/2012 01:07
  • Alterado: 07/07/2012 01:07
  • Vinícius Dominichelli
  • PMSBC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados